terça-feira, 10 de julho de 2012

A sociedade mineradora e as rebeliões regenciais

                  A sociedade mineradora e as rebeliões regenciais


01.Sobre a  Revolta dos Beckman, responda: os motivos, onde ocorreu, quem liderou, por que recebeu esse nome—
a) Quem eram os envolvidos no conflito?Os colonos que eram comerciantes  no Maranhão.

b)Quais os motivos?
Os maranhenses estavam insatisfeitos com a Companhia de Comércio do Maranhão, pois não estavam cumprindo o prometido pelo rei de Portugal, trazer negros e mercadorias a bons preços. Eles  não  traziam escravos o suficiente e vendiam os produtos europeus a preços elevados e queriam comprar dos colonos produtos a baixo preço.

c)Por que recebeu esse nome?
Porque foi liderado Pelo comerciante Manoel Backman.

02.Comente sobre a Guerra dos Mascates.
No século XVII Olinda controlava politicamente Pernambuco, inclusive Recife(mascates), que estava crescendo bastante em sua economia. Em 1709 Recife conseguiu separar-se de Olinda deixando de ser subordinada, temendo o crescimento de Recife, os olindenses invadiram a cidade, mas foram derrotados pelos mascates.


03. Teça comentários sobre a Guerra dos Emboabas.
Os paulistas foram os primeiros a extrair ouro em Minas Gerais, portanto quando os forasteiros(emboabas) vinham garimpar, os paulistas não gostavam pois consideravam-se os únicos a terem direito sobre a região mineradora.


04. Comente sobre a revolta de Felipe dos Santos.
Começou quando o governo português proibiu a circulação de ouro em pó, exigindo que todo o ouro fosse entregue ás casas de Fundição para ser transformado em barras e quintado.

05.Quais os motivos que levaram a Conjuração Baiana?
Os altos tributos cobrados pelo governo português, a violência dos soldados portugueses, o controle sobre jornais , livros publicados na colônia, a proibição da produção de manufaturas(tecido, calçados, sabão etc)

06. O que foi a  derrama?
Foi a cobranca forçada dos impostos que os mineiros deviam a  Portugal.

 07. Os inconfidentes adotaram como símbolo uma bandeira branca, tendo um triângulo verde com os seguintes dizeres—Libertas quae sera tamen.O que quer dizer esta expressão?Qual a semelhança desse símbolo com a atual bandeira mineira?
Liberdade ainda que tardia. A atual bandeira mineira é igual a esse símbolo, a única coisa que muda e a cor do triângulo, que é vermelha.
08. Por que poucos inconfidentes eram favoráveis  ao fim da escravidão?
Por que a maioria dos inconfidentes possuíam terras e muitos escravos e não queriam perder sua mão de obra.

09.Quais as principais metas\objetivos  dos inconfidentes?
Adotaram a República, mudaram a capital do país para São Joao Del Rei, criaram uma universidade em Vila Rica, tornaram o serviço militar obrigatório e apoiariam a Industrialização.

10. Quem foi Tiradentes? 
Um dos principais lideres da Inconfidência Mineira, foi o único a assumir a liderança do movimento quando preso, recebendo sentença de morte, sendo enforcado em 21 de abril no RJ,  a capital da colônia.

11.Sobre a conjuracao Baiana, responda.
a)Quais os motivos?
Salvador estava em crise econômica e Portugal continuava a cobrar  impostos abusivos
b)Em que os rebeldes se inspiraram?
Nos ideais iluministas  franceses que defendiam os direitos a Liberdade, Igualdade e Fraternidade,e  que corriam na Europa e America.
c)Como ficou conhecida?
 Rebelião dos alfaiates.
d)Quais camadas populares participaram dessa rebelião?
As camadas mais pobres como os sapateiros, ex-escravos,soldados, alfaiates, padres, médicos, advogados e alguns membros da elite intelectual.

12. A divulgação de suas ideias era feita por membros de uma organização secreta maconeira. O que era?
Era uma associação civil desvinculada da Igreja que se difundiu na Europa.

Um comentário: