quarta-feira, 14 de março de 2012

questionario de revisao de ciencias - 7 ano - cap 1 ao 3

Cap 1 – Reconhecendo um ser vivo
Cap 2  - A origem da vida
Cap 3 – A evolução dos seres vivos
01-   Em geral, as células possuem basicamente três componentes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. Escreva a função para cada um desses componentes.
Membrana plasmática: é um película muito fina e elástica que envolve externamente a célula.Ela regula a passagem e a troca de substâncias entre a célula e o meio em que ele se encontra.
Citoplasma: região situada entre a membrana plasmática e o núcleo. É constituído por um líquido chamado Citosol, nele ficando imersas as organelas.
Núcleo: comanda todas as atividades da célula. Contém os cromossomos (DNA).

02-   Os biólogos alemães Theodor Schwan e Mathias Schleiden, em trabalhos independentes, formularam a Teoria Celular. Explique o que considera essa teoria.
1- Todos os seres vivos tem organização celular.
2- Toda célula se origina de outra;
3- A célula é a menor porção da matéria viva e capaz de realizar várias funções que mantém o ser vivo.



03-   Os seres heterótrofos nutrem-se de outros seres vivos que podem ser autótrofos ou heterótrofos. Conforme seu tipo de alimentação, os seres heterótrofos recebem varias denominações. Observe as denominações abaixo , escreva de que esses animais se alimentam e indique um exemplo.
a-      Herbívoros
Alimentam-se somente de vegetais como os pássaros, vaca, etc.


b-      Carnívoros
Alimentam-se somente somente de carnes como os leões, águias, etc.


c-       Onívoros
Alimentam-se de vegetais e carnes.

d-      Hematófagos
Alimentam-se de sangue como os mosquitos.


04-   O comportamento reprodutivo varia muito entre os seres vivos. No entanto, eles podem se reproduzir basicamente de duas maneiras: sexuada e assexuada. Explique como ocorre cada uma  dessas reproduções.
Sexuada: quando a relação de reprodução é externa, tendo os gametas masculino e feminino como células de reproducão.

Assexuada: quando o processo de reprodução é interno sem contato com outro ser não ocorrendo mistura de material genetico.

05-   Os seres vivos possuem diversos tipos de organização celulares. Sobre  os diferentes tipos de seres vivos,responda:

a)      Como são chamados os seres que possuem apenas uma célula: Unicelulares
b)      Como são chamados os seres que possuem uma membrana envolvendo o núcleo da célula? Eucariontes.

06-   O filósofo grego Aristóteles formulou uma teoria denominada como: Geração Espontânea ou Abiogênese. Essa teoria dizia que os seres vivos poderiam surgir espontaneamente da matéria inanimada, ou seja, sem vida, mas Redi um outro cientista propôs outra teoria que se chamada Biogênese. Explique o que dizia essa teoria e qual experimento foi utilizado por Redi para comprovar tal fato?
Os seres vivos originam-se de outros seres vivos já existentes. Colocou pedaços de carne dentro de frascos, com uma diferença: alguns frascos foram mantidos abertos e outros fechados.



07-   “ O surgimento dos seres autótrofos nos oceanos primitivos foi importante para a manutenção da vida na Terra.” Explique essa afirmativa.

Devido a fotossíntese que tem como resultado o oxigênio. Isto fez com que se tornasse possível o aparecimento da respiração que é a forma de se obter energia de quase todo ser vivo.

08-   As plantas são consideradas seres autótrofos, pois produzem seu próprio alimento. Elas realizam a fotossíntese para conseguir obter energia. Explique como ocorre esse fenômeno.

A planta retira agua do solo pelas raízes. As folhas retiram gas carbonico do ambiente e a clorofila capta a energia solar. Desse modo, a planta consegue produzir seu alimento com água, gás carbonico e a energia do sol.


09-   Em dezembro de 1831, o cientista inglês Charles Robert Darwin, partiu da Inglaterra a bordo do navio Beagle numa viagem de pesquisas e estudos em várias regiões do mundo, idealize o conceito e exemplifique-o.
Teoria da evolução: as transformações que os seres vivos passam com o passar deo tempo vem acontecendo desde a origem da vida na terra onde os seres mais fortes sobrevivem e vão se adaptando ao ambiente como as mariposas, lebres e garças.





10-   “ O ser humano descende do macaco”. Essa idéia, embora comum, é incorreta do ponto cientifico. Com base em nosso estudo sobre evolução, descreva essa teoria.

O macaco não é antepassado do homem, mas um primo subdesenvolvido muito antigo. Nós e os macacos somos apenas seres da mesma classe [primatas], ou seja,  não somos descendentes pela teoria da evolução.




6 comentários:

  1. eu queria dos cap 23,24,25 e 16,pq eu tenho prova semana q vem e presiso urgentemente de um questionario pra estudar

    ResponderExcluir
  2. valeu resumo para minha prova na proxima semana

    ResponderExcluir
  3. Parabeins, adorei a organização...

    ResponderExcluir
  4. Foi um cu fui por esse site filha da **** tá e errei tudinho na prova ������������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra tá tudo desorganizados essa *****

      Excluir